negócio online

Tendências no digital em 2021

 

‘Atípico’ é talvez a palavra mais utilizada para descrever o ano 2020. Trouxe à tona uma série de cenários imprevisíveis para muitas empresas, acelerou alguns processos, nomeadamente o e-commerce, reforçou o potencial e o poder do digital, e de uma presença adequada nas plataformas certas.  

Micro, pequenas e médias empresas viram-se forçadas a apostar no online a fim de manterem o seu negócio ativo, e quem já se encontrava no meio, foi obrigado a repensar a sua comunicação. Este inesperado panorama levou-nos a questionar quais seriam as tendências no digital em 2021.

Informação é poder e é fundamental estar-se munido das ferramentas certas para traçar com clareza e objetividade uma estratégia de comunicação para o novo ano.

Apesar das incertezas quanto ao que 2021 nos reserva, prevê-se  um contínuo crescimento do mercado online. E, nesse sentido, face ao aumento da concorrência no meio digital, as empresas terão de ajustar a sua estratégia e assumir o ritmo da atualidade para não correrem o risco de ficar para trás. A competitividade é real!                                        

Para que possa definir a sua estratégia de marketing no digital de forma mais precisa, a Madde reuniu algumas tendências que estarão em voga neste novo ano.

Vamos então saber o que nos reserva o digital em 2021?

1. Maior consumo de vídeos curtos

 O sucesso do Instagram Stories é de conhecimento geral. O consumidor gosta cada vez mais de ter um contacto próximo com as marcas. O crescimento exponencial do Tik Tok em 2020 e o lançamento do Reels no Instagram vieram reforçar a relevância deste formato. Mas atenção! Apesar do público apreciar vídeos curtos, o seu conteúdo deve continuar a ser relevante para o target.

2. Vendas diretas através das Redes sociais

Em 2020, as vendas através de contas comerciais aumentaram exponencialmente, fazendo com que a ferramenta Instagram Shopping tenha ganho maior relevância. Devido à pandemia, o consumidor virou-se fortemente para as compras online e manterá essa conduta em 2021. Assim sendo, é fundamental para as empresas dominarem e investirem neste tipo de plataformas.

3. Promover conteúdo online

O investimento em promoção de publicações continua a ser uma escolha acertada. Desta forma, as publicações atingem maior alcance e possibilita as marcas segmentarem o público alvo consoante os seus interesses. Aposte em Facebook Ads, em publicidade no Tik Tok, no LinkedIn, no Studio Ads do Spotify... Há cada vez mais hipóteses!

4. Marketing de Conteúdo já não é Rei, é dono do mundo!

O conteúdo é cada vez mais importante para captar a atenção e fomentar o engagement do consumidor no digital. Em 2021, as empresas devem investir mais no seu conteúdo, tanto pago como orgânico, tendo em mente que é expectável um aumento dos custos dos anúncios pagos, devido à forte adesão - muita competitividade. Por isso, o conteúdo orgânico de qualidade será crucial para as marcas!

5. Valorização da comunicação humanizada

O consumidor quer conectar-se com as marcas, envolver-se com o seu conteúdo, ter um contacto real com as mesmas . Apesar da tecnologia ser uma constante na nossa vida, a interação humana é cada vez mais apreciada. Não nos sentimos confortáveis em conversar com um “robot”, em obter respostas prontas e impessoais das marcas. O consumidor quer proximidade, quer sentir que a marca se preocupa realmente com a sua satisfação.

6. Inteligência artificial e Machine learning

O comércio e os serviços dependem cada vez mais da tecnologia, e a tendência aponta para que muitas atividades continuem a ser desenvolvidas e impulsionadas pela inteligência artificial e pelo machine learning. Recolher dados acerca do consumidor, e da atividade das marcas concorrentes terá de passar a ser rotina, para que se aprenda mais sobre o setor em que se está inserido, com vista a implementação de uma estratégia mais precisa.

7. As Lives não ficaram na quarentena!

As transmissões ao vivo ganharam imenso destaque nas redes sociais em 2020, em particular durante o primeiro confinamento em Portugal. Foram um dos principais meios de contacto de empresas, de figuras públicas e influenciadores digitais com o seu público. As tendências ditam que em 2021 o formato Live Stream continuará a ser muito requisitado.

São estas as principais tendências para 2021 no digital. De um modo muito resumido, criar e entregar conteúdo de qualidade à audiência será uma componente chave para obter sucesso. Conte com o apoio da equipa da Madde nesse sentido e comece 2021 em grande! Certifique-se que a sua marca está munida de uma estratégia atual e criativa para enfrentar o novo ano com impacto positivo. Vamos a isso?

Contacte-nos

Por favor preencher este campo
Por favor preencher este campo
Invalid Input
Invalid Input
Por favor preencher este campo
Invalid Input
Por favor confirme que não é um robô (hen?)


© 2020 MADDE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | POLÍTICA DE UTILIZAÇÃO DO SITE