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12junho

Customer Journey – Momentos de amor e momentos de dor. Não acredita? Continue a leitura.

Customer Journey – Momentos de amor e momentos de dor. Não acredita? Continue a leitura.

Hoje, excecionalmente, irá calçar os sapatos do seu cliente – Desculpe se o aroma não for o melhor.
Ora aqui vamos nós!

Customer Journey ou jornada do cliente, não é mais do que a definição e estudo das etapas que o cliente alcança ao longo do seu percurso até à compra do produto final. É o poder de compreensão da experiência do utilizador.
Os primeiros passos para definir esta estratégia de engagement com o cliente, passam por detalhar necessidades básicas, tendo como principal foco aspetos demográficos, valores socioeconómicos, identidade cultural e localização.
A Customer Journey conta a história do consumidor, torna a relação empresa-cliente uma relação duradoura, fala sobre as motivações, sentimentos e questões do utilizador a cada momento da experiência do mesmo. Dá ao responsável a capacidade de perceber onde deve aplicar a estratégia e melhor que isso, como adaptá-la a cada tipo de stakeholder - o Touch-Point de cada momento para determinado utilizador. É uma estratégia que permite tornar o envolvimento muito motivador.
Detalhada (na maioria das vezes) por uma infografia, a nível institucional, é essencial para a perceção que um copy, um manager ou designer devem ter. É um procedimento moroso, é facto, no entanto, é um processo que irá desempenhar um papel fundamental na perspetiva que a empresa terá sobre o seu cliente, e, principalmente, na perspetiva que o cliente terá sobre a empresa/serviço ou marca a que se associa. A Madde, deixa-lhe um esquema das principais etapas deste processo.

customer journey etapas
No mercado digital a que todos temos acesso, e com a constante evolução de plataformas, as métricas fornecidas pelos canais de Social Media são atualmente uma mais valia no estudo de uma Customer Journey.
É, em suma, uma representação sensorial da experiência que o utilizador manteve desde o primeiro contacto com a marca/empresa/serviço, até à pós-venda do mesmo.
É ou não é como um relacionamento?
Procura ajuda na construção da Customer Journey do seu cliente? Consulte-nos, temos a solução para si.

Posted in Marketing

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