Blog

28março

A marca das empresas portuguesas na internet

A marca das empresas portuguesas na internet

Cerca de metade das empresas utiliza as redes sociais como forma de aproximação aos clientes, embora perto de um terço continue a não ter uma página oficial na internet, de acordo com dados do INE.

O Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Empresas, divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), revela que 46% das empresas tem presença nas diversas redes sociais, usando-as como ponto de troca e partilha de conteúdos com os seus clientes, potenciais clientes, parceiros e fornecedores. Este número representa uma subida de um ponto percentual face ao ano anterior (dados de novembro de 2017).

De acordo com a mesma fonte, a proporção de empresas que utilizam estes meios de comunicação aumenta na mesma razão da dimensão da empresa, podendo variar entre os 44% nas pequenas e microempresas, 57% nas de média dimensão e os 73% nas grandes companhias.

O maior aumento de percentagem de utilização das redes sociais deu-se nas médias empresas, com 50 a 249 colaboradores, registando os 57%, sete pontos percentuais mais que no ano anterior.

Quando questionadas quanto à existência ou não de um website, 65% das empresas responde afirmativamente, um valor que oscilou apenas um ponto percentual em relação aos 64% de 2016, mas que representa um aumento de 13 por cento quando comparado aos dados de 2010 (52%). Um número que, de acordo com o INE, fica ainda aquém da média europeia.

Tal como acontece com a presença nas redes sociais, a proporção de empresas com website também aumenta de acordo com a dimensão da empresa. Com 61% das pequenas empresas, 83% das médias empresas e 96% das grandes empresas a terem site.

Em 2017, cerca de um quarto das empresas portuguesas afirmaram ter adquirido serviços de tecnologias de informação e comunicação através de cloud computing, isto é, através da “computação em nuvem”. O aumento em relação ao ano anterior foi de 5%. Entre os serviços mais populares encontram-se o correio eletrónico, o armazenamento de dados e o software de escritório que permita a gestão de relacionamento com clientes (CRM). Mais uma vez é a dimensão da empresa que dita a utilização desta tecnologia, de acordo com os dados do INE, por 20% das pequenas empresas, 35% das médias e 55% das grandes empresas.

Mais do que um ponto de encontro entre indivíduos, as redes sociais são hoje um lugar privilegiado de partilha entre empresas e consumidores. Entre os utilizadores de redes sociais em Portugal, 96% têm conta no Facebook e desse universo, mais de metade (54%) é fã de empresas/marcas nas redes sociais, segundo dados do estudo da Marktest “Os Portugueses e as Redes Sociais 2017”.

Os websites são também um veículo vital de informação, mas cerca de um terço das empresas ainda não fez este investimento. Se é o seu caso dê o salto e contacte-nos! Temos todo o gosto em colocar a sua marca online.

Quer manter-se atualizado? Subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

Estamos loucos para ouvir o seu pedido.

A Av. Marquês de Tomar 33 - 3º Esq
1050-153 Lisboa, Portugal

T (+351) 213 153 105

F (+351) 213 158 074

Nota: Este site utiliza cookies para melhorar e personalizar a navegação dos utilizadores. Ao continuar a navegar no nosso site ou ao fechar esta mensagem está a aceitar a nossa política de privacidade e de cookies.

I understand